quinta-feira, 21 de março de 2013

TRICOTILOMANIA - É DE ARRANCAR OS CABELOS...

    A tricotilomania é um transtorno do controle dos impulsos que tem como característica principal o comportamento recorrente de arrancar os cabelos, resultando em perda capilar perceptível, seja de uma pequena região do couro cabeludo ou mesmo em toda a sua extensão. O paciente apresenta uma sensação de tensão antes de arrancar o cabelo (que pode ser arrancado a cada fio ou mesmo em mechas) e apresenta  uma sensação de alívio ou satisfação após arrancá-lo.
    Acredita-se que o transtorno seja mais comum em mulheres que em homens e em geral seu início se situa na infância ou adolescência. Alguns pacientes podem arrancar cílios, pêlos da axila, pubianos e outros. Há casos em que, após arrancarem os cabelos, os pacientes mordem e até engolem as raízes. Os casos mais graves (felizmente raros) são chamados de tricobezoar, em que os pêlos engolidos formam uma bola de pêlos no trato gastrointestinal, podendo provocar risco de vida, principalmente por obstrução.
    Alguns estudos afirmam que a tricotilomania ocorre devido a uma anormalidade do neurotransmissor serotonina, e que teria uma relação tanto com o transtorno obsessivo-compulsivo quanto com o hábito de roer unhas.
    O tratamento medicamentoso preconizado é feito com medicamentos que aumentam a disponibilidade de serotonina entre os neurônios, tal como a antiga clomipramina e fluoxetina.



Imagens: paciente do sexo feminino, 13 anos, atendida hoje no ambulatório de psiquiatria da Sec. de Saúde de Santiago - RS. Também possui o hábito de roer unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário