terça-feira, 20 de setembro de 2011

O SEGREDO DO SUCESSO: VOCÊ MESMO


           Este livro tem a intenção de comunicar ideias relacionadas a um dos grandes objetivos do ser humano em sua trajetória na terra: a busca pelo aperfeiçoamento. Ela representa a busca de conhecimento, instrução, ação, amor, confiança, trabalho, caridade, harmonia, saúde, felicidade e prosperidade, já que em tudo isto (e em muito mais) podemos nos aperfeiçoar. Esta obra, no entanto, enfatiza os aspectos ligados à aprendizagem, ao trabalho, à autoconfiança e à prosperidade.  
           O ser humano pode ser comparado a um diamante, o qual a natureza nos apresenta a forma bruta para que então ele seja lapidado e transformado em algo bonito, brilhante e mais valioso ainda.
           Assim é com nosso cérebro. Ele nasce preparado para encarar uma existência em qualquer canto do planeta, para falar qualquer língua, para ser parte de qualquer cultura, para ter as mais variadas aptidões, para aprender tanto tarefas bem simples quanto altamente complexas, para nos proporcionar grandes emoções e realizações e para desenvolver curiosos talentos. Nasce preparado para aperfeiçoar e executar as incontáveis tarefas conscientes e inconscientes do ser humano. Está em funcionamento desde antes mesmo de nascermos até nosso último movimento respiratório. 
          Por vezes não lembramos adequadamente de nosso cérebro. Não valorizamos como devíamos a magia de estarmos vivos, conscientes de nós mesmos de maneira diferente de todos os outros seres vivos (até mesmo porque possuímos o cérebro mais complexo).
          Muitas pessoas raramente pensam profundamente sobre si mesmas e sobre a existência da vida. Parecem ignorar que possuem um órgão tão poderoso e incrível. E, pior, deixam de aproveitá-lo. Não aprendem a explorá-lo da forma que ele mesmo deseja ser explorado. Ele nasceu para ser brilhante. Aceita inúmeros desafios e realiza grandes feitos.
          Sempre ouvimos falar que o cérebro é um mistério, que há muito a aprender sobre ele, que o usamos muito pouco e que ele é capaz de detectar vibrações oriundas de outros cérebros. Ainda não há, realmente, explicações convincentes para muitos fenômenos cerebrais.
          A cada dia, os pesquisadores compreendem algo novo sobre a mente, o que por um lado faz com que aumentemos nosso conhecimento sobre ela e, por outro lado, revela-nos o quanto não sabemos a seu respeito. Certamente possuímos muitas capacidades mentais das quais nem fazemos a mínima ideia. Conhecemos a nós mesmos, na realidade, muito pouco.  
         Quem somos nós, então, para querer entender o cérebro, se mesmo os grandes pesquisadores possuem muitas dúvidas sobre ele? Assim, preferimos não pensar nele, embora ele esteja sempre em atividade por nós, sempre pensando em nós. É tão significativo em nossa vida sem que nos demos por conta.
         Porém, esquecer de que possuímos um espetacular órgão pensante pode significar deixar de pensar em nós mesmos. Se esquecermos de que fomos presenteados pela natureza com algo tão valioso, poderemos não valorizar adequadamente nossa própria vida. Mas, como podemos valorizar nossa vida?
         Cada pessoa deve procurar por tudo aquilo que considera valioso. O que importa é você saber aproveitar a vida, aprender bons valores e, então, viver da melhor maneira que puder.
          Viva intensamente da forma que você acredita ser valiosa. Faça o que você considera valioso. considera espetculares fazendo as coisas que vocm ache espeerar v10101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010101010 Tenha emoções valiosas. Observe e aprenda o que acredita ser valioso. Aprecie o que acha valioso. Viva com as pessoas que você sabe que são valiosas. Somente assim você conseguirá ter uma vida plena, cheia de emoções e conquistas.
         Viver intensamente não é apenas privilégio dos outros. Faça com que seja um privilégio seu também. Acredite que você tem todas as forças para isto. Acredite e comece.

                  Prefácio de meu livro "O Segredo do Sucesso: Você Mesmo"

                                                                 
                                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário