quinta-feira, 12 de julho de 2012

ALCOOLISMO NO BRASIL


Em pesquisa qualitativa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde junto a
jovens do país (Pesquisa Projeto Novas Políticas no Consumo de Bebidas Alcoólicas –
MS – 2007),  foi possível perceber que a questão está enraizada na cultura brasileira.
Uma das principais constatações da pesquisa é que o consumo de bebida alcoólica no
Brasil é cada vez mais banalizado e como se não bastasse, muitas vezes estimulado
dentro da própria família, seja diretamente, quase como um rito de passagem para a
vida adulta, seja indiretamente, nos exemplos dados por pais e familiares ao
consumirem bebidas alcoólicas indiscriminadamente na frente de crianças e
adolescentes. Mais uma vez, o consumo se mostra como um hábito cultural. 
Para agravar ainda mais o quadro, a indústria da bebida alcoólica é uma das mais
fortes do mercado nacional, sendo que  as mesmas detêm grandiosas verbas
publicitárias, aplicadas na mídia de massa sem qualquer tipo de cuidado com horário
ou faixa etária da programação. No ano de 2006, o investimento em mídia da
indústria de bebidas alcoólicas foi de  R$ 907 milhões. Apenas a AMBEV, maior
anunciante do segmento, investiu quase metade desse montante (R$ 451,9 milhões).
Esses números refletem não apenas uma estratégia agressiva de comunicação, mas
também uma necessidade de aumentar o volume de vendas. 
Aliado à forte presença na mídia está o  conteúdo das mensagens divulgadas pelas
indústrias. A via de regra o consumo de bebida na publicidade está sempre associado
às situações de glamour,  alegria, festa. Há não muito tempo atrás, até mesmo
elementos infantis eram usados para a venda de bebidas (tartaruga, caranguejo...),
todos esses elementos tem forte impacto em crianças e adolescentes, que passam a
criar um comportamento de simpatia pelas  marcas de bebidas alcoólicas. O uso de
personalidades também cria um ambiente  favorável e estimulante para o consumo,
tornando essa ou aquela bebida, mais simpática, mais gostosa ou a melhor. 
O problema é que todas essas mensagens, difundidas a todo o momento e em
qualquer canto do país, acabam por esconder a realidade que está por trás das
bebidas alcoólicas. As conseqüências do consumo desenfreado são diluídas na
exposição constante dessas mensagens que valorizam o álcool e seus consumidores, e
os problemas causados para a saúde pública só tendem a aumentar. 
Fonte do texto: Ministério da Saúde

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